Estação Saudade - Ano desconhecido

1960


Do acervo de Eduardo de Andrade, o registro mostra a Estação Saudade, retratada a partir dos olhos de um dos maiores fotógrafos da história do Paraná, Arthur Wischral. Não foi possível precisar o ano do registro.

Parte de um dos maiores complexos ferroviários do Paraná entre o fim do século XIX e início do século XX, a Estação Saudade, também conhecida como Estação Roxo Rodrigues, foi inaugurada no dia 2 de março de 1900, localizada bem no coração de Ponta Grossa.

Naquele período, Ponta Grossa vivia um amplo processo de expansão e, a poucos metros dali, havia a Estação Paraná, que foi a primeira estação ferroviária da cidade. No entanto, a partir da década de 1890, notou-se que ela não era mais suficiente para comportar a demanda do município, que era uma das principais conexões para o norte do Estado e também para o Rio Grande do Sul.

Em novembro de 1899, sob a gestão do prefeito Ernesto Vilela, foi firmado o contrato para a construção da nova estação, inaugurada já no ano seguinte, em estilo eclético, com características arquitetônicas neoclássicas e em uma localização privilegiada para a época.

No final da década de 1980, Ponta Grossa recebeu um desvio das linhas férreas, tirando o transporte de trens do centro da cidade e, com isso, a Estação Saudade foi desativada para o uso de passageiros. Em 1990, o prédio foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná e, desde 2019, abriga uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Foto - Acervo de Eduardo de Andrade / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.