1998
Do acervo de Michel Jean Renaud e compartilhado com o grupo "Ponta Grossa Memória Viva", no Facebook, o registro mostra parte dos preprativos para a München de 1998, com a chegada de tonéis de chopp Kaiser para o evento.
No decorrer do século XX, Ponta Grossa moldou uma grande tradição na fabricação de cervejas, que ganhou notoriedade nacional. Lendas locais diziam que as marcas produzidas aqui se destacavam em relação à concorrência por conta da pureza das águas utilizadas.
Se a água que faz a cerveja pontagrossense é mesmo especial, não sabemos. No entanto, fato é que foi nos Campos Gerais que surgiu uma das marcas mais famosas do Brasil: a Original, produzida na antiga Cervejaria Adriática. Outro produto muito famoso produzido em Ponta Grossa naquele tempo foi o chope escuro do tipo Munique.
E foi justamente para celebrar essas iguarias que, em 1990, o mestre cervejeiro Jan Strassburger propôs a criação de um evento que celebrasse não só a cerveja Original, mas toda a cultura alemã que imperava na cidade. E foi daí que surgiu a Festa Nacional do Chope Escuro, popularmente conhecida como Münchenfest.
Fontes: Acervo de Folha de Londrina e Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Foto - Acervo de Jean Michel Renaud / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.